segunda-feira, 11 de abril de 2011

EDUCAR E CUIDAR


São muitos os problemas enfrentados pela escola, dentre eles a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem, que podem provir de situações sócio-afetivas não resolvidas no decorrer na infância.
O desenvolvimento de cada criança em sala de aula dependerá muito das experiências e conflitos vividos no ambiente familiar, na rua ou até mesmo na escola.
O educador não pode esquecer que alguns problemas são precedidos de aspectos de fundo emocional e cada criança traz consigo sentimentos e emoções que, muitas vezes, são ignorados pelo educador em sala de aula.
Com isso, nasce a preocupação de criarmos momentos nos quais o aluno possa expressar fatos de sua vida, emoções positivas ou negativas (alegres ou tristes), auxiliando o equilíbrio emocional da criança. Dessa forma o educador promove o bem estar do educando. Segundo Àvilla (apud NAZARIO, 2002, p.13) “o gesto é uma linguagem a ser reconhecida na educação infantil”.
Sabemos que nem sempre as interferências pedagógicas são bem aceitas pela família do educando, porém, cabe especialmente ao professor, criar laços afetivos e vínculos positivos entre pais, alunos e professores, propiciando a interação.
Assim, os pais poderão ser orientados a perceber as causas e consequências das dificuldades enfrentadas na família e em sala de aula no processo de ensino-aprendizado de cada criança, incentivando-os a valorizar e  reconhecer o papel da família como agente de apoio à escola. Desse modo, educar e cuidar passa ser a primeira tarefa compartilhada permitindo que o educando alcance uma formação social, física e emocional, viabilizando a formação de cidadãos felizes e equilibrados. “O cuidado não convive nem com o excesso nem com a carência. Ele é o ponto ideal de equilíbrio entre um e outro” (BOFF, 1999, p.162).
Dessa forma, o educador deve estar sempre atento, observando cada mudança de comportamento da criança em sala de aula, de forma a conduzir a uma ação educativa de qualidade.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. Petrópolis, Rio de Janeiro, 1999.

 NAZARIO, Roseli. A “Boa Creche” do ponto de vista dos professores da Educação infantil. Dissertação   (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Campinas, 2002.

 *Obs: Este artigo foi publicado no I Simpósio de Produção Científica.
 Cristiane Souza Mendes
 FACITA - Faculdade de Itápolis



Imagem extraída do site: blog-brincadeiras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É preciso saber falar e ouvir...