DEUS ESTÁ PREOCUPADO COM O TIPO DE EDUCAÇÃO QUE VOCÊ TEM DADO AO SEU FILHO!!!
Estamos vivendo dias onde as crianças estão crescendo sem limites, os pais já não tem controle sobre seus próprios filhos, o dialogo não existe mais.
Conforme esta escrito na Bíblia Sagrada (Provérbios 22:06), é necessário ensinar a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando envelhecer não se desviará dele.
Para isso é necessário que os pais tenham a consciência de que são eles os responsáveis, os orientadores de seus filhos.
Desta forma os pais devem acompanhar cada fase da vida de seus filhos, seja em casa, na escola, na igreja ou qualquer outro ambiente social será preciso os pais estar atento as atitudes do seu filho.
Assim, pais que ensinam desde cedo à criança através dos seus exemplos, estarão proporcionando alicerce para seus filhos vencerem os turbilhões da vida.
“A educação é um processo de mudança do qual a família, primeiro meio social da criança, precisa fazer parte” (ORTOLANI, 2009, P.24).
A criança que recebe atenção, carinho, valores em casa será mais participativa, terá facilidade em seguir as regras que existem na sociedade.
Pais que dialogam com seus filhos sobre seus sonhos, conquistas, medos e frustração estarão criando laço mais afetivo no lar. Os pais devem ensinar o que pode ou não pode aos seus filhos. E quando necessário, deve impor disciplina, limites que resultarão em um equilíbrio pessoal, criando na criança obediência, respeito aos limites impostos.
A criança precisa ser estimulada a construir hábitos e atitudes corretas, ela precisa sentir os pais presentes, e estar presente não significa dar presente toda hora, proibir tudo ou ser permissiva demais diante de algum tipo de comportamento.
As atitudes familiares exercem uma influência sobre a vida da criança ocasionando uma formação de personalidade moderada ou agressiva.
Por outro lado, pais que concedem maus exemplos, que são agressivos, egoístas e intolerantes, acabam criando conflitos na formação da personalidade do filho. A criança registra todas essas reações e acaba produzindo sentimentos de tristeza, insegurança, amargura, ódio. A falta de auxilio dos pais poderá ocasionar uma inversão de valores na formação do caráter do seu filho.
Desta forma, cabe aos pais decidir que tipo de educação, de futuro querem proporcionar aos seus filhos. Para Cury (2003, p.44-45),
O maior desejo dos pais deveria ser que seus filhos fossem seus amigos: diplomas, dinheiro, sucesso são conseqüências de uma educação brilhante. Abraçar, beijar e falar espontaneamente com os filhos cultiva a afetividade, rompe os laços da solidão. O toque e o diálogo são mágicos, criam uma esfera de solidariedade, enriquecem a emoção e resgatam o sentido da vida.
Cristiane Mendes
REFERÊNCIAS
BARTZEN, Jaqueline. Pais atuantes, melhor desempenho na escola. Revista atividades e experiências n.9, p.24, set., 2009. (Especial Família)
CURY, Augusto. Pais brilhantes, Professores fascinantes. Rio de Janeiro, RJ: Sextante, 2003.
Imagem extraída do site: perolasagrada.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
É preciso saber falar e ouvir...