sábado, 23 de abril de 2011

PAIS PRESENTES FAZEM A DIFERENÇA


Falar de educação hoje com alguns pais torna-se uma ofensa. Porém, deveria ser um assunto essencial para todos os pais/responsáveis.
Afinal, a criminalidade, os vícios e a prostituição têm aumentado de uma forma assustadora.
Hoje os adolescentes/jovens têm iniciado a vida sexual precocemente.  E por mais informações que a televisão, internet e demais meios de comunicação tem oferecido ao jovens/adolescentes, não tem surtido muito efeito. Pois a cada dia tem aumentado o número de adolescentes que têm engravidado. E muitas dessas adolescentes, mães precocemente, acabam abandonando os seus filhos e quando algum deles sobrevive nem todos acabam obtendo um lar que os façam se sentirem amados.
Muitos acabam crescendo com sentimentos de rejeição, com conflitos que geram dificuldades no meio em que vivem.
Outros crescem e procuram apagar a sua dor, sua história no mundo dos vícios e muitas das vezes acabam entrando para o mundo do crime.
E o que fazer?!
A resposta esta em Provérbios 22:06 que instrui os pais a ensinarem os filhos no caminho em que devem andar...
Levar o filho a entender os preceitos de Deus continua sendo a melhor opção a seguir. A Bíblia em Eclesiastes 11:09 concede um aconselhamento sábio para os jovens, que diz:
Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade. Anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos, mas sabe que por todas estas coisas te trará Deus o juízo.
Portanto, é necessário que os pais abram as janelas para o diálogo, quebrem os tabus, as diferenças e orientem seus filhos de formar a desenvolver o entendimento entre o que devem ou não devem fazer e as suas conseqüências.
Conduzir o filho a entender que a tempo de abraçar, tempo de chorar, de se alegrar... Conforme está escrito em eclesiastes capítulo 3.
Desta forma a orientação ministrada através da palavra de Deus, da oração, do temor ao senhor surtirá efeitos transformadores na vida do seu filho.
Pais presentes na educação de seus filhos deverão estar prontos para ouvir e depois falar. E assim, o espírito santo conduzirá a uma conversa amigável, sábia que trará a resposta necessária para o jovem/adolescente.
Desta forma que alcancemos a benção que está registrada em Salmos 144:12,

Que os nossos filhos sejam como plantas, bem desenvolvidos na sua mocidade, e as nossas filhas sejam como pedras angulares lavradas como colunas de um palácio.

Cristiane Mendes
 Imagem extraída do site: srokawww.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É preciso saber falar e ouvir...